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InformaçõesTecnologia
Por 01/09/2020
Voice User Interface

Saiba como utilizar o Voice User Interface corretamente

A tecnologia de Voice User Interface (VUI), popularizada pela Siri, Alexa e Google Assistant, mudou para sempre como interagimos com nossos smartphones — e até nossas casas. 

Suas aplicações, porém, não se limitam a esses três exemplos. Se utilizada de forma correta, a VUI pode ser uma solução poderosa para seu negócio.

Pensando isso, montamos este guia para que você conheça bem como as pessoas — incluindo seus clientes — utilizam comandos de voz para se comunicar no dia a dia. Assim, será possível integrar essa tecnologia a seus serviços de forma natural e otimizada. Vamos lá?

Entenda o que um usuário espera de uma Voice User Interface

Uma das principais expectativas que as pessoas têm ao utilizar uma Voice User Interface é obter uma resposta ágil para uma pergunta ou consulta. Especialmente quando estão dirigindo ou com as mãos ocupadas em outra tarefa.

Além disso, é crucial observar que a comunicação falada não segue muitas das regras que ditam as formas escritas e visuais. Portanto, um usuário pode ter dificuldades de comunicar verbalmente um problema ou dúvida que seria facilmente capaz de selecionar dentre as opções de um menu visual.

Sendo assim, é importante considerar os potenciais cenários em que seus clientes optariam por utilizar um serviço de VUI na hora de estruturar suas soluções. Para facilitar, separamos algumas das melhores práticas utilizadas no mercado atualmente. Continue a leitura para ficar por dentro!

Deixe claro o que seu cliente pode fazer

Por se tratar de um formato, geralmente, mais informal e livre. É preciso estabelecer de forma clara o contexto da conversação para reduzir possíveis problemas entre o usuário e seu interlocutor artificial. 

Listar as opções de comandos de voz disponíveis para seu cliente é uma forma eficaz de apresentar as soluções oferecidas pela sua empresa.

Essa prática também auxilia na definição dos termos que devem ser utilizados na comunicação. Elas evitam o uso de comandos e palavras que podem não ser reconhecidos pela Voice User Interface.

Vá direto ao assunto

A rapidez e praticidade tão associadas aos comandos de voz fazem com que gravações intermináveis se tornem uma verdadeira tortura para quem está ouvindo. Por isso, reduza ao máximo o conteúdo que ficará entre o cliente e a solução para seu problema.

Sempre que puder, use frases curtas e diretas. Se possível, evite incluir mais de três opções por interação e procure agrupar itens menos prioritários em comandos separados. 

Mas, claro, use sempre o bom senso para não criar um labirinto de navegação que torne a experiência de uso confusa ou cansativa!

Defina bem seus fluxos de diálogo

Com a falta de uma interface visual, com menus, links e botões para demonstrar de forma intuitiva qual caminho seguir. É necessário estruturar bem o script da jornada de seus usuários. 

Ordene as informações para que as funções mais importantes e mais utilizadas sejam apresentadas no início da navegação.

Além disso, dê opções que facilitem a vida do usuário caso ele queira mudar de ideia no meio do caminho. Por exemplo, comandos para retornar à sessão anterior ou repetir as opções listadas na sessão atual podem evitar que seu cliente desista do contato.

Por fim, é sempre válido se colocar no lugar de quem for usar a Voice User Interface da sua empresa. Teste você mesmo ou realize testagens com pessoas que pertençam ao público-alvo que seu serviço pretende atingir. 

Se a usabilidade parecer confusa, cansativa ou frustrante durante a etapa de validação, provavelmente também não agradará a seus clientes.

Gostou das dicas? Então, veja também como criar uma mensagem de espera satisfatória!

 

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Autor:
Equipe de produção de conteúdo

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