Skip to main content
Gestão
Por 08/06/2022
O que é e qual a importância do Compliance Empresarial?

Compliance Empresarial: O que é e qual a sua importância.

O compliance empresarial se trata do cumprimento das regras, leis, protocolos e políticas relacionados aos processos internos ou externos de uma empresa, garantindo, assim, que ela esteja em dia com suas obrigações legais, sejam elas financeiras, trabalhistas, entre outras.

O objetivo do compliance empresarial nada mais é do que garantir que os envolvidos, de cliente a funcionários, estejam seguindo a legislação vigente do ramo de atuação da empresa, de modo que ela mantenha sua boa imagem. O compliance ganhou força após a Lei Anticorrupção, que trouxe novas regras para o setor administrativo de pessoas jurídicas. 

Compliance, governança e auditoria

São conceitos que caminham juntos, mas com diferenças importantes. Enquanto o compliance vem para garantir que as regras de uma determinada categoria estejam sendo seguidas, a governança vem para alinhar expectativas de acionistas ou sócios, por exemplo. Já a auditoria entra para fiscalizar as ações do compliance, analisando tanto se as regras estão sendo seguidas, quanto possíveis falhas que impeçam as pessoas de segui-las.

Veja também este artigo com as principais práticas de compliance em TI.

Objetivos do compliance empresarial

Cada processo dentro de uma empresa necessita de um manual de procedimentos para que sejam realizados da forma correta, cabendo ao compliance empresarial essa tarefa. Além disso, outros objetivos do compliance empresarial que podemos destacar são:

  • Identificar problemas na rotina da empresa;
  • Adaptar leis ao cotidiano da empresa;
  • Criação de procedimentos e normas, tanto internos quanto externos;
  • Manter e, possivelmente, aumentar a credibilidade da empresa;
  • Prevenir a empresa de atos de corrupção.

Benefícios do compliance empresarial

Para se manter relevante no mercado, o compliance é uma ação indispensável para qualquer empresa. Com isso, alguns benefícios merecem ser destacados:

  • Eleva a produtividade e a confiança dos funcionários;
  • Garante processos mais eficazes;
  • Oferece maior segurança jurídica;
  • Reduz gastos da empresa.

No geral, o compliance empresarial se trata de uma estratégia importante para a execução de tarefas dentro da lei e de suas normas técnicas, além de passar credibilidade não só para seus colaboradores, mas, também, para seus clientes e parceiros.

Imagem de perfil da redação

Autor:
Equipe de produção de conteúdo

Nossa equipe está sempre antenada e co-criando posts que possam interessar aos aficcionados por tecnologia, gestão e telecomunicações.

Close Menu