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Por 03/08/2022
O seu site possui um design inclusivo?

O seu site possui um design inclusivo?

A acessibilidade vem se tornado uma pauta muito discutida pelas empresas e um dos principais desafios é: como fazer para tornar a marca mais inclusiva? Existem diversas maneiras de pensar nessa questão quando se trata de artifícios locais: rampas de acesso, codificação em braile, assistência para deficientes auditivos, etc. 

Mas o que acontece quando levamos esse tema para o espaço digital?

Pesquisas mostram que menos de 1% dos sites brasileiros são realmente acessíveis, e isso se mostra um grande diferencial. Uma interface acessível possibilita que todas as pessoas, independentemente de suas limitações, sejam capazes de consumir o conteúdo sem problemas. 

Muitas vezes, um visual bonito atrai, mas não possibilita o acesso de algumas pessoas. Portanto, a usabilidade deve ser sempre uma prioridade ao contratar qualquer serviço de desenvolvimento para a sua empresa. 

Quais são as motivações para ter um site acessível?

Nos dias de hoje, a Lei da Inclusão obriga toda e qualquer empresa brasileira ou com sede no Brasil a desenvolver um site com o mínimo de acessibilidade possível. As plataformas de busca incentivam esse diferencial, o promovendo com mais frequência, reduzindo a taxa de rejeição e ranqueando melhor o seu site nos resultados de busca. 

Existem muitas formas de explorar o design de experiência e o design de interface para tornar um site mais acessível.

Para quem a acessibilidade é voltada?

Como muitos devem pensar, não são apenas os deficientes físicos que necessitam de atenção especial. Pessoas com dificuldade para uso do mouse, visão ou audição são os primeiros da lista, e pensar em um visual que facilite a navegação por entre as páginas internas é algo a se considerar. 

Acessibilidade linguística é algo deixado bastante de lado pelos desenvolvedores. Um simples botão de tradução automática pode salvar desistências de acesso por conta do idioma. Da mesma maneira, atalhos para aumentar e diminuir o tamanho do texto e imagens grandes e intuitivas ajudam aqueles com limitações de leitura. 

E não menos importante, há o analfabetismo digital por impossibilidade de acesso ou distanciamento devido à idade. Claro que existem públicos-alvos, mas é sempre importante considerar o máximo de inclusividade nas limitações que o seu conteúdo oferece no ambiente on-line.

Como saber se o seu site é inclusivo?

A única maneira de saber se um site é inclusivo é testando. Dentro do seu alcance, diferentes conexões com a Internet, diferentes dispositivos, adequação responsiva para diversos gadgets.

Recolher feedback do seu público-alvo também é uma excelente maneira de avaliar – pesquisas de satisfação estão cada vez mais comuns em páginas da Internet e devem ser utilizadas de maneira inteligente.

Veja neste artigo como funciona o algoritmo dos buscadores on-line.

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Autor:
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