Pabx convencional e em nuvem: entenda a diferença
O Pabx é uma solução muito importante ao pensar no sistema de telefonia de uma empresa. Mesmo quando não se trata de um call ou contact center, é preciso ter essa ferramenta para distribuir chamadas e ramais com facilidade e automação.
No entanto, não existe apenas um modelo atualmente. Além da versão “clássica”, há a alternativa que utiliza a computação na nuvem. Conhecer as diferenças entre essas opções é essencial para definir, corretamente, qual é a mais indicada.
A seguir, veja quais são as distinções entre o Pabx convencional e a versão em nuvem e saiba qual escolher!
Como a ferramenta tradicional funciona?
Como dito, esse recurso realiza o direcionamento de chamadas entre ramais e agentes de atendimento. Por meio dessa central, há um gerenciamento mais fácil sobre a atividade de telefonia da empresa. Assim, permite cumprir os objetivos de campanhas, por exemplo.
No modelo convencional, o funcionamento é analógico e depende de uma estrutura com fiação e com o equipamento para redirecionamento. Com isso, embora seja automática, sua atuação é considerada relativamente obsoleta.
E como o Pabx em nuvem funciona?
Já a versão em nuvem também é conhecida como Pabx digital, online ou cloud. O funcionamento básico envolve o envio dos dados, em tempo real, para um servidor remoto — que é a nuvem (cloud).
Em relação ao analógico, isso é bem diferente, já que o modelo tradicional tem um registro de informações local e limitado.
Além disso, a versão em nuvem não depende de equipamentos específicos e físicos. Tudo é feito online e digitalmente, o que garante mais produtividade, eficiência e mobilidade. Os dados podem ser acessados de qualquer lugar e, assim, é possível ter um nível maior de economia.
Em relação às funções, é bem parecido com a versão tradicional em certos pontos, já que tem URA ativa, correio de voz e redirecionamento de chamadas. As diferenças ficam por conta de serviços extras, como a criação de ramais virtuais.
Veja neste artigo como funciona a plataforma PABX IP da Sothis.
Qual é a melhor alternativa para você?
O uso do Pabx é sempre bem-vindo para que as empresas tenham bom contato e mais gerenciamento no uso dos recursos telefônicos. No entanto, as diferenças entre a versão tradicional e o modelo em nuvem são perceptíveis, então é preciso escolher corretamente.
No geral, a alternativa conectada é a melhor decisão por todos os benefícios que oferece. Além de apresentar os serviços tradicionais, ainda ajuda a integrar matriz e filiais, sem que seja necessário instalar equipamentos ou fiação.
Além disso, a versão cloud é ideal para negócios que atuam em regime de home office e mesmo que pretendem acompanhar, com maior precisão, as chamadas feitas e recebidas.
Para melhorar, é uma solução mais econômica, por ser compatível com a telefonia IP. Assim, há como diminuir os custos gerais, sem deixar de aproveitar todas as vantagens de ter uma boa estrutura.
Entre o Pabx convencional e a versão em nuvem, a alternativa conectada é a saída ideal. Com essa decisão, é possível obter ótimos resultados em termos de produtividade, economia, eficiência e mobilidade. Assim, todo o negócio será beneficiado pela escolha!
Se não quiser ter dúvidas na hora da contratação, veja o que considerar ao utilizar um provedor de serviços na nuvem!