Skip to main content
Gestão
Por 10/12/2021
Práticas de liderança remota saudáveis

Práticas de liderança remota saudáveis

Uma grande promessa do futuro do trabalho é a descentralização dos funcionários, implementando o modelo híbrido em boa parte das empresas. Por ser difícil saber o que cada colaborador está fazendo, os gestores devem adotar práticas de liderança remota que visam priorizar seu tempo e energia. A seguir, trouxemos quatro práticas para desenvolver a gestão de equipes de forma eficiente.

Evite a carga de trabalho fantasma

Carga de trabalho fantasma (phantom workload) é o nome dado ao trabalho não intencional das empresas como retrabalho e atrasos, resultantes de ações como falta de questionamento para sanar dúvidas, falha na identificação e resolução de conflitos, falha em construir feedbacks construtivos ou, até mesmo, erro no lançamento de projetos inovadores. O indicado, nesse caso, é estabelecer um bom fluxo de trabalho com a equipe, com uma boa rotina que define o que cada um fará.

Use a estratégia das duas listas

A estratégia consiste em criar duas listas, dividindo os objetivos em duas partes. A primeira contém as 25 principais metas a serem atingidas. Dessas metas, devem ser escolhidas as cinco mais importantes, colocando as que não foram escolhidas para a lista “evitar a todo custo”. Desse modo, é possível priorizar as atividades. Como gestor, aplique a definição de prioridades e repasse aos colaboradores, podendo, também, passar a prática das listas adiante.

Faça atividades importantes em horas mais produtivas

Uma boa prática de liderança é definir horários para as atividades, deixando as tarefas estratégicas para os horários em que você sabe que tem uma melhor produtividade, garantindo, assim, que o mais importante do seu dia será feito. Experimente, também, motivar a sua equipe a fazer o mesmo.

Avalie atividades In the Business e On the Business

Em resumo, as tarefas In the Business são relacionadas ao cotidiano, isto é, ao operacional, enquanto as tarefas On the Business são mais estratégicas, com foco no sucesso a longo prazo. As primeiras são mais urgentes, enquanto as segundas são relativas à inovação e desenvolvimento. Uma vez que suas atividades estão devidamente classificadas, você é capaz de direcioná-las aos colaboradores adequados. Porém, a tendência é que as tarefas On the Business sejam mais realizadas pelo gestor, por ter mais conhecimento das estratégias da empresa.

De um modo geral, a aplicação de práticas de liderança remota precisam ser trabalhadas em conjunto e comunicadas a todos da equipe, garantindo um bom alinhamento entre colaboradores e gestores.

Confira aqui 5 dicas para o atendimento em home offce.

Imagem de perfil da redação

Autor:
Equipe de produção de conteúdo

Nossa equipe está sempre antenada e co-criando posts que possam interessar aos aficcionados por tecnologia, gestão e telecomunicações.

Close Menu