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Gestão
Por 05/04/2023
Produtividade: trabalhar mais vs trabalhar melhor

Produtividade: trabalhar mais vs trabalhar melhor

A produtividade no meio de trabalho é um assunto que divide opiniões – principalmente quando colocamos na mesa os quesitos de maturidade e idade dos envolvidos – ela é fundamental para o crescimento de destaque no meio de qualquer organização. Muitas vezes, a discussão sobre produtividade gira em torno de dois pontos de vista opostos: trabalhar melhor ou trabalhar mais tempo. 

Por um lado, muitas pessoas defendem que a chave para aumentar a produtividade é trabalhar melhor, ou seja, ser mais eficiente e eficaz em suas tarefas, manter a sanidade e saúde mental em um grau controlado e ter prazer em trabalhar.  

Isso pode incluir práticas como organização do espaço de trabalho, gerenciamento de tempo, priorização de tarefas e utilização de ferramentas e tecnologias para facilitar o trabalho. 

Por outro lado, outras pessoas defendem que a chave para aumentar a produtividade é trabalhar mais tempo, ou seja, dedicar mais horas ao trabalho, controlar os subordinados para ter certeza que o trabalho está sendo feito. Isso pode incluir práticas abusivas como trabalho extra, jornadas de trabalho mais longas e pressão instaurada por um ambiente caótico. 

Equilíbrio é tudo para a produtividade 

Em muitos casos, a verdade é que ambas as abordagens podem contribuir para aumentar a produtividade, mas é preciso encontrar o equilíbrio certo comparado ao formato de trabalho funcional para a equipe.  

Para encontrar o equilíbrio certo, é preciso avaliar as necessidades e objetivos da empresa e dos funcionários, bem como as condições de trabalho e a saúde física e mental de cada um. Estabelecer metas e objetivos realistas e alcançáveis, bem como promover a comunicação e o diálogo entre os funcionários e a liderança, pode ser uma boa oportunidade de avaliar qual o melhor formato que se encaixa no meio de atuação da sua empresa. 

Você pode se interessar neste artigo sobre os benefícios da automação da jornada de trabalho dos seus colaboradores. 

Confie na sua equipe 

Confiar na sua equipe de trabalho é fundamental para o sucesso de uma empresa. Quando os líderes confiam nos seus funcionários, eles se sentem valorizados e motivados a dar o seu melhor. Além disso, a confiança promove uma cultura de colaboração e trabalho em equipe, o que pode levar a soluções criativas e inovadoras para os desafios da empresa.  

Quando os funcionários sentem que podem contar com o apoio e a confiança dos líderes, eles se sentem mais confortáveis para tomar decisões e assumir riscos, o que pode levar a resultados positivos para a companhia. 

Veja neste artigo algumas aplicações que aumentam a produtividade no trabalho. 

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Autor:
Equipe de produção de conteúdo

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