4 vantagens do Call Center em relação ao Chatbot
O cuidado com o atendimento e o suporte ao cliente é fundamental para o sucesso da marca. Uma das preocupações, inclusive, deve ser disponibilizar diversos canais de comunicação, de modo que cada um possa escolher o melhor. Entre as soluções disponíveis, vale a pena conhecer um pouco mais sobre as vantagens do Call Center — especialmente, em relação aos chatbots.
Os robôs de conversa automática se tornaram uma febre da tecnologia, mas não precisam ser tratados como unanimidade. Na verdade, o contato direto por telefone permanece altamente relevante e apresenta vários pontos positivos em relação aos chatbots.
A seguir, veja quais são as maiores vantagens do Call Center e entenda em quais aspectos ele sai vitorioso em relação aos chatbots!
1. A resolução de problemas complexos se mostra bem mais facilitada
Os robôs de autoatendimento são desenvolvidos com base em uma programação específica. Ainda que o diálogo soe natural e contemple vários cenários, há uma limitação sobre o que ele pode atender ou responder. Problemas complexos ou que não são reconhecidos entre as opções pré-programadas são bons exemplos de como os chatbots ficam restritos.
Com o Call Center, isso não acontece! O contato com um atendente permite que o profissional reconheça a situação e indique, de maneira personalizada, qual seria a melhor resolução para o caso ou a forma correta de proceder.
2. A interação direta é uma das melhores vantagens do Call Center
O cliente pode até não saber exatamente como funciona, mas a interação com um robô mostra que existe algo de errado na abordagem. Por melhor que seja a ferramenta, não oferece um contato tão direto e humanizado quanto uma chamada telefônica, por exemplo.
Mesmo no caso de usar uma Unidade de Resposta Audível (URA), o contato se torna um pouco mais próximo. Isso ajuda a fortalecer o relacionamento com o cliente de interesse e ainda garante que as situações específicas recebam o suporte necessário.
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3. A satisfação do cliente pode se tornar maior com essa modalidade de relacionamento
Além disso, é conveniente se lembrar da figura central do atendimento: o cliente. Independentemente do motivo do contato, é preciso buscar maneiras de fazer com que as pessoas tenham uma impressão muito auspiciosa do seu negócio. Por isso, uma das vantagens do Call Center é a oportunidade de mudar a percepção do consumidor para melhor.
Com um atendimento bem preparado, eficiente e capaz de resolver os maiores problemas, as pessoas passam a ter uma impressão mais favorável do suporte da empresa. No final, a avaliação da experiência tende a ser positiva.
É claro que não basta apenas ter a estrutura, pois também é preciso treinar os colaboradores. No entanto, é uma vantagem e tanto em relação aos chatbots!
4. A facilidade de contato é outro ponto que pesa a favor do Call Center
É bem verdade que os chatbots estão disponíveis o tempo inteiro. Contudo, nem sempre são fáceis de usar. Alterações no aplicativo ou atualizações no dispositivo móvel, por exemplo, já podem causar dificuldades. No Call Center, nada disso acontece!
O contrato é simplificado e permite que a resolução das questões também venha rapidamente. Ainda é possível contar com uma estrutura de apoio 24 horas, 7 dias por semana, se isso fizer sentido. Assim, o recurso não deve nada aos chatbots.
As vantagens do Call Center incluem a boa experiência para o cliente, a facilidade de uso e o atendimento mais próximo. Com a contratação de uma empresa de qualidade, será bem possível sair à frente dos chatbots.
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E então, ficou convencido sobre as boas possibilidades de ter um Call Center? Se quiser também reduzir os custos com telefonia, aproveite para ver como contratar um serviço de VoIP!