Gestão de pessoas: como ter um RH humanizado?
O RH humanizado tem surgido nos últimos anos com o objetivo de trabalhar o ativo humano, um dos diferenciais do negócio. Dessa maneira, por meio de estratégias, é possível estabelecer um relacionamento entre o colaborador e a empresa muito mais acessível e com credibilidade e confiança.
O que é o RH humanizado?
O RH é o setor responsável por estabelecer uma ponte de comunicação entre os colaboradores e a empresa de forma saudável, alinhando os objetivos de ambas para que ambos os lados se sintam beneficiados.
A humanização desse setor busca criar uma análise profissional dos funcionários, enxergando-os como indivíduos com limitações, emoções, problemas e qualidades. O foco principal se torna o desenvolvimento de relações para entender mais a fundo as vontades dos colaboradores. Com isso, a empresa se beneficia com a retenção de talentos em troca de um ambiente agradável de trabalho.
Quais os diferenciais dessa modalidade?
A troca de experiências se torna um dos pontos-chave para que a iniciativa se desenvolva, envolvendo o bem-estar das equipes. Assim, coloca-se o colaborador no centro, trazendo valorização para o trabalho realizado, promovendo a ideia de que a relação é mútua, e não um setor que deve ser apenas ouvido.
Alinhando os valores, tanto o colaborador quanto a empresa estarão com o pensamento em sintonia para atuar com um objetivo em comum. O plano de carreira ganha mais destaque, auxiliando pessoas a alcançarem seus objetivos.
A saúde do colaborador e da sua família se escala para um pilar da modalidade, levando em consideração que o bem-estar está atrelado ao meio pessoal, também.
O acompanhamento dos resultados e estímulo à competição dentro da empresa traz benefícios que promovem a visibilidade e crescimento da rede de apoio profissional, analisando os meios de atuação para que sejam realizadas otimizações benéficas para o departamento.
Como implementar o RH humanizado?
O processo de iniciação varia de empresa para empresa, mas é fundamental que a política de incentivo ganhe proporção e conhecimento dentro do espaço corporativo. Assim, objetivos são traçados e prêmios garantem o merecimento e sensação de pertencer.
A gestão de benefícios que vão além de comida e transporte promovem a preocupação da empresa com seus funcionários: serviços de academia, atendimento médico e descontos em cinemas, teatros e passeios podem ser opções interessantes para dar o pontapé inicial.
É essencial manter esse contato mais próximo por meio de conversas periódicas entre gestores e derivados para compartilhamento de informações do dia a dia com o RH, dessa maneira o ambiente de trabalho sempre permanecerá agradável.
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