Benefícios da automação da jornada de trabalho dos seus colaboradores
É muito comum nos depararmos com um controle de jornada na maioria dos escritórios e empresas operacionais. Esse controle serve, principalmente, para registrar os horários exatos do período trabalhado pelos colaboradores, sinalizando os horários de entrada e saída, além de pausas para almoço e descanso. Dessa forma, é possível calcular o quanto de horas cada funcionário precisa compensar ou receber, referente ao seu banco de horas.
Antigamente, o mais comum era contar com uma área específica nos escritórios ou fábricas, onde o colaborador registra sua chegada e saída em uma máquina própria que automatiza esse feito. Porém, nos dias de hoje, com tanta modernidade e o trabalho à distância ou híbrido se tornando mais comuns, esse sistema está presente em smartphones no formato de aplicativos. Confira a seguir algumas vantagens dessa ferramenta.
Facilidade de uso
A internet tem oferecido cada vez mais modernidade. Com esse pensamento, os famosos dashboards reúnem em apenas uma página todas as informações importantes referentes ao mês de trabalho.
Com aplicativos de ponto, é possível monitorar facilmente quantas horas foram trabalhadas no dia, quantas horas faltam para terminar o expediente, quantidade de horas acumuladas em banco, e muito mais. Tudo isso de forma simples e intuitiva, possibilitando o acesso com poucos cliques para todas as idades.
Segurança
Com uma plataforma oficial de monitoramento de jornada de trabalho, os colaboradores podem ficar seguros com suas informações. Todos os dados são armazenados na nuvem, possibilitando o fácil acesso do funcionário e da equipe de RH responsável pela ação.
Os aplicativos facilmente se conectam à rede de internet e compartilham com frequência as atividades no aplicativo, sendo possível bater o ponto offline, independentemente do local de trabalho: em casa, no escritório ou em uma cafeteria, por exemplo.
Organização
Com os dados na nuvem, as informações são facilmente coletadas e registradas pela empresa. A integração do sistema permite que os colaboradores possam agendar suas folgas, férias e ficar por dentro dos valores das suas horas extras, dependendo do horário ou dia de trabalho.
É legal
À medida que as empresas crescem, a gestão da jornada de trabalho se torna mais complexa. Por lei, é necessário o cumprimento do controle de ponto conforme especifica a portaria 671 do MTP. Legalmente, é possível realizar essa demanda por meio dos smartphones.
Vale a pena aderir ao sistema
A automação da gestão da jornada de trabalho tem se tornado cada vez mais acessível. Hoje em dia, é possível encontrar plataformas gratuitas para equipes pequenas e planos interessantes por número de funcionários.
Economize tempo e os investimentos comerciais registrando a entrada e a saída de colaboradores de forma prática e ponderada.
Veja também este artigo sobre as vantagens da utilização de máquina virtual por colaboradores terceirizados.