Telefonia: 4 dicas para a área de prospecção da sua empresa
Certamente, boas habilidades de apresentação e produtos de boa qualidade ajudam a vender mais. Mas, além disso, é necessário ter domínio sobre algumas regras ao falar no telefone. Pois, esse é o primeiro passo para realizar a prospecção de clientes.
O operador deve oferecer um desempenho satisfatório para definir critérios para suas chamadas. Esse desempenho também depende, em parte, dos recursos que ele tem à sua disposição, ou seja, da tecnologia.
Aproveite a leitura para descobrir algumas dicas de telefonia para a área de prospecção de seu call center!
1. Defina a quantidade de ligações
É importante definir a quantidade de ligações para alcançar a meta mensal. Com essa quantidade devidamente registrada, ligue até conseguir a cota diária de chamadas estipulada. Uma recomendação é aplicar ferramentas de gestão que mensurem os resultados.
Sem dúvida, a administração do tempo é fundamental. Considere que uma demora excessiva na ligação pode prejudicar a qualidade das outras. Pois, terão que ser mais curtas que o ideal.
Vale lembrar que a brevidade, desde que seja suficiente para passar a mensagem ao consumidor. É fundamental para melhorar a produtividade.
2. Pegue e registre contatos de referências
Uma forma de melhorar as chances de ter sucesso na prospecção é pegar referências de outras empresas, de outros profissionais, de outros gestores. Assim, você pode obter informações mais detalhadas.
Além disso, o operador de call center pode referenciar a outra empresa, o que certamente ajuda a manter a atenção do contato.
Se você conhece mais detalhes sobre a pessoa e menciona outras pessoas que ela conhece, isso gera uma empatia que favorece a prospecção na telefonia, que deve ser sempre mais concisa e direta — e mais fácil de ser rompida.
3. Converse sempre com a pessoa certa
O operador de call center deve procurar manter o diálogo com a pessoa responsável pela tomada de decisão. Para obter o contato da pessoa correta, a coleta de dados é importante, como pesquisas na internet, envio de e-mails e até ligações prévias, de prospecção.
Caso o operador receba o nome do tomador de decisões através de outra pessoa. Sempre é bom, ao falar com o primeiro, citar o nome da pessoa que o indicou, principalmente, se se tratar de uma empresa.
O processo de vendas no mercado B2B é sempre mais complexo e os decisores nem sempre estão disponíveis. Por esse motivo, é fundamental ser preciso quando for falar com os gestores que tomam a decisão, para conquistar a confiança deles.
4. Use tecnologia para aperfeiçoar a telefonia de call center
Todas as dicas citadas e diversas outras atividades se tornarão mais fáceis se você usar tecnologia adequada, destinada a otimizar a telefonia do call center.
O contact center, por exemplo, reúne diferentes recursos que facilitam a prospecção, como atendimento automático (URA eletrônica), análise de ligações, gravação de chamadas e outras coisas. Também permite o atendimento em canais diferentes.
O IPABX virtual é outra solução avançada, pois dispensa a instalação de aparelhos físicos, já que funciona por computação na nuvem, o que confere mais mobilidade e flexibilidade.
Outra ferramenta que envolve vários recursos é Prime Voz, que otimiza a telefonia IP, permitindo ligações a custo zero entre as filiais, o sistema 0800, o redirecionamento de chamadas. A gestão de ligações requer diferentes métricas e indicadores.
Todas as dicas acima vão ajudar você a melhorar a área de prospecção através de telefonia em call center. Com a ajuda de técnicas e ferramentas adequadas, fica mais fácil conseguir bons resultados, com mais conversões e vendas.
Leia este artigo sobre as principais vantagens de aderir ao sistema de telefonia.
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