Aprimorando comunicação e apresentações para ambientes corporativos
A comunicação é algo essencial para a vivência em qualquer lugar: sem ela, você é incapaz de compartilhar informações e estar alinhado com as demandas que aquele ambiente exige.
Um dos pontos principais quando em um processo seletivo para uma vaga nova, o seu perfil de personalidade e habilidades de comunicação e trabalho em grupo é um ponto importante, que pode ser um destaque na sua contratação.
Para aprimorar a rotina de trabalho, uma comunicação clara e transparente se torna crucial, por é através dela que avaliamos o desempenho e desenvoltura do profissional.
O que causa uma má comunicação interna?
De um trainee a um gestor de equipe, o trabalho em equipe deve ser íntegro. Com uma comunicação prejudicada, uma série de pontos podem ser apontados com um grande potencial de prejuízo para com todos os envolvidos.
Dentre esses pontos, a falta de envolvimento dos participantes da campanha e seu potencial, desmotivação, resultados negativos com trabalhos que dependam de mais áreas, dificuldade de repassar mensagens para diferentes níveis de colaboradores e desconversas espalhadas por escritórios e no meio profissional.
Veja neste artigo quais são os meios mais funcionais de estabelecer uma boa comunicação interna com os colaboradores.
Utilize o canal adequado
Diferentes temas demandam uma atenção especial para avaliar a melhor maneira de comunicação: e-mail, telefone, reunião presencial ou um almoço? O nível de banda empresarial deve sempre ser levado em consideração, além de uma preparação prévia para tratar de assuntos mais delicados, como apresentação de campanha ou pedido de aprovação para alguma ação.
A comunicação não verbal também é muito importante. Ao preparar uma palestra, aposte em uma apresentação com slides claros e bem divididos, visual atraente e entenda o contexto de cada situação.
Evite textos e apele para o conteúdo multimídia. Textos e anotações devem acompanhar o apresentador de modo discreto.
Veja também como utilizar a tecnologia para favorecer a comunicação interna de uma empresa.
Interaja com o seu público
O seu público abriu mão de sua agenda para interagir com você. Analise com cuidado a sua sala de reuniões e não se prenda a roteiros: o mais importante é o envolvimento.
Dessa maneira, contorne o assunto a ser discutido em uma conversa, trazendo comentários e pontos relevantes da mesa.
Sempre que possível, formule as suas sentenças de forma positiva, através de comparativos e análises em comparação com outro meio ou tempo. Primeiras impressões são importantes, não deixe para consertar possíveis falhas individualmente com cada um em outro momento.
Faça o seu marketing. Seja você o seu produto e cresça no mercado de trabalho se tornando uma referência da comunicação.