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GestãoInformaçõesTI
Por 19/07/2021
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Aplicações do Big Data em Telecomunicações

A tecnologia é algo acessível e, quando usada de forma inteligente, é capaz de alavancar o seu negócio e conquistar o seu espaço no mercado. Para ter uma boa relevância e atingir bons resultados, é interessante conhecer algumas maneiras em que o Big Data é capaz de te ajudar. Vamos entender melhor!

O que é Big Data?

De forma simples, o Big Data representa uma série de técnicas que possuem a qualidade necessária para analisar dados recolhidos em abundância com o objetivo de gerar resultados favoráveis que, em uma quantidade reduzida, não seria possível chegar a um bom resultado.

Portanto, é preciso utilizar de algumas ferramentas especiais que suportem tais informações e que organizem tudo para conseguirmos analisar de maneira dinâmica, hábil e inteligente.

Com esse material em mãos, os administradores são responsáveis por decidir o que é o certo a se fazer para que a empresa atinja o sucesso com caminhos estratégicos.

Podemos listar a seguir alguns exemplos de aplicações do Big Data que podem ajudar a alavancar o seu negócio:

  1. Conhecer seus consumidores

Usuários finais têm o costume de utilizar gadgets como utensílios de busca, como celulares, tablets, notebooks, etc. Com isso, é possível coletar informações sobre as experiências que esses consumidores tiveram com compras de produtos ou serviços, facilitando processos de melhorias e resoluções para atualizar esses ítens e conquistar a boa impressão.

  1. Melhor uso de redes sociais

Com a mesma linha de pensamento do tópico anterior, o Big Data é capaz de identificar menções à marca nas redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e outras mais. 

A inteligência artificial é capaz de identificar esses comentários e avaliá-los como positivos ou negativos, conhecendo melhor os seus clientes para oferecer o melhor com base nas opiniões deles.

  1. Recomendações

A partir do feedback negativo ou positivo e das palavras-chave de pesquisas, o Big Data é capaz de utilizar desse histórico para criar uma lista de materiais interessantes para cada um desses clientes, fidelizando clientes antigos e conquistando clientes novos, uma vez que essas recomendações são generalizadas para todo o uso na Internet.

Atingindo o ponto de curiosidade de novos usuários, a sua relevância no mercado aumenta e as chances de realizar vendas disparam.

  1. Decisões estratégicas

Empresas normalmente recolhem dados como, por exemplo, número de vendas ou acessos em determinados produtos ou serviços. Essa é uma forma bastante utilizada para conhecer melhor o público, identificando o que os clientes mais consomem em determinada área.

Produzir estratégias de crescimento se torna eficaz, uma vez que com o Big Data é possível ir mais além com informações relevantes de aumento e queda de popularidade, comparação com produtos similares ou concorrentes e diversos outros indicadores.

  1. Marketing inteligente

Informações básicas como idade, gênero, localidade e outros são bem comuns para criar uma campanha de marketing que atinja bons resultados, e um marketing bem feito pode aumentar a reputação de uma empresa de diversas maneiras inteligentes.

Com a aprimoração das informações conquistadas pelo uso do Big Data, sua comunicação com o público é capaz de se destacar no mercado por atingir o seu público-alvo para vendas, colaborações ou parcerias com mais eficácia.

O Big Data surge para trazer mais precisão em análises de dados e uma melhor relação com os clientes.

Veja neste artigo 3 maneiras eficientes de coletar dados para sua empresa.

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Autor:
Equipe de produção de conteúdo

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