5 dicas importantes para evitar vazamento de dados da sua empresa
Com a transformação digital e migração da maioria de transações para a esfera online, o vazamento de dados tem se tornado uma das principais preocupações de qualquer empreendimento nos últimos tempos.
Os dados e as informações são um valioso recurso organizacional e, por isso, precisam de proteção a todo custo da ação de cibercriminosos.
Para evitar que sua empresa fique exposta a crimes virtuais, existem algumas iniciativas que a gestão pode tomar. Ficou interessado? Confira a seguir as melhores estratégias!
1. Busque soluções tecnológicas de segurança
Equipamentos e softwares de proteção são formas eficientes e tradicionalmente conhecidas por preservarem empresas de eventuais vazamentos de dados.
Lembre-se de que, para uma proteção efetiva, os equipamentos devem ser de ponta e estar sempre em boas condições. E os softwares, sempre atualizados.
Para tanto, procure sistemas com licenças que cobrem atualizações. Bem como equipamentos que passam por manutenções sem aumento significativo de gastos.
Em setores de Call Center, faz-se relevante a implementação de programas que disponibilizam os dados da empresa apenas pelo tempo necessário para que o operador execute suas tarefas, evitando que o profissional vaze essas informações.
2. Defina uma política interna para evitar vazamento de dados
A criação e o cumprimento de políticas internas podem ser trabalhosos, mas valem a pena. Oriente as ações da empresa e crie uma cultura de cuidado e sigilo com as informações. Deixe bem claro todas as responsabilidades e consequências com as quais cada um pode vir a arcar caso algum vazamento ocorra.
Com essa ação, além de evitar problemas futuros por falta de esclarecimento, uma atitude mais proativa e transparente tende a ser adotada pela equipe no que se refere à segurança de dados.
Nesse momento, também é adequado considerar a adoção de regras que restrinjam o uso de celular ou internet em determinadas áreas. Tudo com o intuito de evitar a captura de dados.
3. Faça treinamentos periódicos com a equipe
Todos os profissionais que, de alguma forma, têm acesso aos dados sigilosos da empresa devem passar por treinamentos e reciclagens recorrentes.
Os profissionais que trabalham nos setores estratégicos referente aos dados da empresa devem ser da mais alta confiança e vistos como parceiros da empresa. Por isso, ofereça-os treinamentos e capacitações a respeito dos softwares e ferramentas de segurança.
E o mais importante: valorize e cative seus colaboradores. Uma equipe que se sente valorizada e motivada produz mais, erra menos. Logo estando menos sujeita a cometer falhas que deixam sua empresa vulnerável.
4. Atualize sua base de dados
Uma das únicas e mais eficientes formas de evitar ataques hackers é mantendo a base de dados sempre protegida contra possíveis invasões ao sistema. Portanto, se adiante do risco e atualize constantemente seus softwares e sistemas de segurança.
Nesses casos, o armazenamento em nuvem feito por empresas especializadas torna-se uma boa opção, uma vez que elas garantem a segurança no armazenamento de dados.
5. Invista pesado para evitar o vazamento de dados
O vazamento de dados é crime, e a responsabilidade da ocorrência cai sobre a empresa que coletou esses dados. Por isso, tome todas as providências para garantir a proteção dos dados sob tutela da sua empresa.
Conte sempre com sistemas de última geração. Colaboradores de alta confiança e bem treinados, parceiros e serviços terceirizados especializados e qualificados para evitar que problemas ocorram. Prevenção é a palavra-chave!
E caso ocorra algo, prevenir continua sendo a melhor política. Defina junto a uma equipe capacitada planos contra vazamento de dados.
Lembre-se de que o vazamento de dados causa danos não só legais e financeiros, como também à reputação da empresa de forma definitiva. Vale ressaltar que qualquer investimento na segurança como medida preventiva nunca é desperdício.
Leia também como evitar vazamento de dados em ligações na sua empresa.
Para ter acesso a mais dicas e conteúdos como esse, nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Twitter!