Skip to main content
GestãoTI
Por 16/03/2022
Homem na sala de servidores realizando manutenção na rede | Outsourcing: como ele pode ajudar a área de TI

Outsourcing: como ele pode ajudar a área de TI

 

Como dono de uma empresa ou responsável por ela, é quase que certo que a terceirização de algum serviço já foi debatida entre sua equipe de TI. Essa terceirização de serviços, em específico, é chamada de outsourcing de TI, que contribui para aquisição e manutenção das soluções de TI de uma empresa.

O outsourcing de TI vem crescendo cada vez mais, uma vez que os fornecedores podem oferecer um serviço de acordo com as necessidades da empresa que, por sua vez, não precisa se preocupar com gastos em infraestrutura. Confira, a seguir, algumas vantagens do outsourcing de TI:

Conheça os mitos sobre inteligência artificial na TI.

Custos mais baixos

Normalmente, os fornecedores oferecem um pacote de serviços de acordo com as necessidades da empresa, fixando um pagamento mensal, semelhante a uma assinatura. Quando uma empresa procura o outsourcing de TI, ela economiza nos gastos de fluxo de caixa que teria ao contratar uma equipe interna, que exige encargos trabalhistas, treinamento, workshops e especialização do time.

Qualidade dos serviços

Ao terceirizar os serviços de TI, a empresa procurará um bom fornecedor, que vai oferecer uma equipe completa e bem treinada, trazendo um serviço relativamente melhor do que com uma equipe interna. A equipe terceirizada tem uma experiência técnica sofisticada de anos, pronta para resolver necessidades de TI, analisar as melhores opções e debater sobre como podem ajudar a alcançar metas.

Veja nesse artigo quais são as principais práticas de compliance em TI para você conhecer.

Esses pontos são gastos elevados para equipes internas e requer tempo para tornar um time sinergicamente profissional. Muitas empresas dependem de um serviço que já funciona e é capaz de realizar com perfeição.

Bom planejamento

Um ponto bastante comum entre as empresas iniciantes que deve ser ressaltado é que as necessidades de TI não são tão críticas no começo. Mas, à medida que as empresas crescem, essas necessidades tendem a atrair problemas que precisam de uma atenção especializada.

Com o outsourcing de TI, a empresa garante que esses problemas serão evitados ao máximo e resolvidos quando necessário por uma equipe qualificada, podendo focar em mais avanços para que não ocorra novamente. É muito comum equipes internas não estarem preparadas a tempo para um ataque virtual ou depender de treinamentos para dar suporte a novas ferramentas implementadas.

No geral, o outsourcing de TI melhora o tempo gasto pelas empresas por não precisarem contratar equipe interna, instalar ou realizar a manutenção de equipamentos, fazendo com que elas aprimorem seus produtos, serviços, estratégias e operações pensando no avanço com valores mais acessíveis e com menos chances de problemas surgirem.

Veja também Como aliar TI à experiência do usuário.

Imagem de perfil da redação

Autor:
Equipe de produção de conteúdo

Nossa equipe está sempre antenada e co-criando posts que possam interessar aos aficcionados por tecnologia, gestão e telecomunicações.

Close Menu