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Telefonia
Por 25/08/2020
telefonia

Quais são os custos médios de telefonia de uma empresa?

Em março de 2020, a ANATEL aprovou a liberdade de tarifas nas chamadas interurbanas de longa distância dentro do Brasil. Assim, as operadoras de telefonia fixa passaram a definir livremente os valores cobrados dos consumidores (PFs e PJs), sem precisar de autorização.

Desde 2014, elas já têm autonomia em relação ao valor das tarifas nas chamadas internacionais. Para as ligações locais, no entanto, a ANATEL é que autoriza o reajuste tarifário. 

Enquanto nas residências muitas pessoas deixaram de usar telefone fixo, o aparelho ainda é utilizado na maioria das empresas, juntamente com a modalidade de telefonia móvel. Todas essas mudanças influenciam nos custos mensais de uma empresa. Saiba mais a seguir!

As ligações fixo-celular e a VU-M

A VU-M é uma taxa obrigatória e foi criada pela ANATEL para estimular o desenvolvimento da infraestrutura celular. O valor é repassado da operadora fixa para a operadora de celular. Em todas as taxas, a unidade de tempo é o minuto.

Conforme a Teleco, a tabela revisada em fevereiro de 2020 oferece os seguintes valores de VU-M, conforme regiões definidas pela própria ANATEL: 

  • Região I, que envolve a Região Nordeste e estados do Norte e Sudeste: R$ 0,01338;
  • Região II, que envolve as Regiões Sul e Centro-Oeste, incluindo o Distrito Federal, e outros estados do Norte: R$ 0,01503;
  • Região III, que abrange somente São Paulo: R$ 0,02687.

Leia neste artigo quais são as principais vantagens de aderir ao sistema de telefonia.

Os valores máximos de TU

Para ter uma noção dos custos médios corporativos de telefonia, vale a pena conhecer os valores máximos para o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC):

  • TU-RL, a Tarifa de Uso de Rede Local;
  • TU-RIU1 e TU-RIU2, Tarifas de Uso de Rede Interurbana Nível 1 e Nível 2 (mesmo tendo autonomia quanto ao reajuste, precisam respeitar um teto). 

O Ato nº 9918/2018 definiu os modelos de custos, respectivamente, para TU-RL, TU-RIU1 e TU-RIU2 de 2020 para todas as operadoras. É importante conhecer as regiões e setores (PGO, Plano Geral de Outorgas) para entender como as operadoras trabalham (consulte as referências ao final). 

Os custos médios de telefonia da empresa X

Vamos analisar o caso da empresa X, situada no Acre (Região II, setor 28) que possui 30 funcionários de call center, cuja jornada de trabalho é de 8 horas diárias (480 minutos). São 22 dias de trabalho ao mês (excluindo sábados e domingos, quando só funciona o SAC):

  • 40% do tempo de cada funcionário se destinam a ligações fixo-celular;
  • 35% a ligações interurbanas (TU-RIU1);
  • 15% a ligações locais (TU-RL);
  • 10% a receber ligações.

A partir desses dados hipotéticos, vamos estimar seus custos mensais com telefonia

Fixo-celular (VU-M)

Calculando os minutos diários: 40% x 480 = 192. Como são 30 operadores: 192 x 30 = 5.760 minutos (veja Região II acima: R$ 0,015):

  • Custo diário de VU-M: R$ 86,40 (0,015 x 5.760);
  • Custo mensal de VU-M:  R$ 1.900,80 (86,40 x 22).

TU-RIU1

Os minutos diários: 35% x 480 = 168. 168 x 30 = 5.040 minutos. Para o setor 28, a operadora é a OI, com tarifa de R$ 0,00730 por minuto:

  • Custo diário: R$ 36,792 (0,00730 x 5.040);
  • Custo mensal: R$ 809,42 (36,792 x 22).

TU-RL

Os minutos diários: 15% x 480 = 72 minutos.  72 x 30 = 2.160 minutos. A tarifa da OI é R$ 0,00488:

  • Custo diário: R$ 10,54 (0,00488 x 2.160);
  • Custo mensal: R$ 231,88 (10,54 x 22).

O custo total aproximado

1.900,80 + 809,42 + 231,88 = R$ 2.942,10. Isso desconsiderando outros pontos, como a taxa mínima de telefonia fixa e outros gastos relacionados ao telefone móvel (inclusive chamadas internas). 

Apenas, fizemos uma estimativa dos valores. Vamos, então, considerar um custo mensal mínimo de R$ 3.000,00 para a empresa X, que ainda não se modernizou.

É fundamental adotar as novas tecnologias para reduzir custos em telefonia. Hoje, há ferramentas que integram um PABX diretamente à rede móvel. Também é possível integração digital e IP com o PABX. 

Já o IPABX em nuvem conecta funcionários através de ramais, gerando muito mais economia.

Depois de analisar os gastos com as chamadas telefônicas que uma empresa pode acumular, veja como estruturar um atendimento telefônico 24 horas. Isso vai otimizar ainda mais seu negócio!

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